sábado, 27 de setembro de 2014

10º Capítulo: José Luiz (Mistérios do coração partido)

Maurício voltou, após 2 anos, diz Dona Glaura. Ele a encontrou cavalgando em uma das trilhas da fazenda, uns meses antes de ela se casar com o avô de Crica, Dona Glaura diz que não pensou duas vezes e logo jogou o cavalo em cima de Maurício, Crica interviu, dizendo que foi bem-feito para o que  Maurício tinha feito, em um tom vingativo. Dona Glaura diz que não tem certeza, pois nem sequer desejou saber o por quê de Maurício ter sumido, ou o que ele havia para lhe dizer.

Dona Glaura diz que na época ninguém além de sua avó Aurélia percebeu o que havia acontecido entre Maurício e ela antes dele fugir, foi aí que Aurélia deu o Senhora para Glaura, e disse que agora o livro era dela por direito, e que ela fez o que Dona Glaura faz hoje com Aurélia, elas davam passeios que terminavam no cemitério da família, lendo o Senhora, todas as tardes, conversando sobre amor.

Dona Glaura conta que sua trisavó, Glaura Martiniano, se apaixonou por um explorador das redondezas, e chegou a fugir com ele (visto que, na época, explorar em busca de novas terras e pedras preciosas era comum), porém, tal explorador a abandonou grávida. Quando voltou pra casa, já com o filho nos braços, Glaura chegou sem dar satisfações a ninguém sobre o que fizera durantes os anos de ausência. Crica então pede para a avó continuar a contar a sua história.

Dona Glaura conta que se casou com o avô de Crica lá pelos 20 anos, e sempre se perguntou se realmente o amava. Foi essa dúvida que a fez ler o Senhora 18 vezes ao longo da vida. Crica perguntou quando foi que Maurício voltou pela última vez, Glaura diz que foi a uns 3 anos, e que ele bateu na porta, e apenas disse 'Olá', como se nada tivesse acontecido. Crica pergunta o por quê de Maurício odiar o Senhora, Glaura, rindo, responde que Maurício é incapaz de odiar qualquer livro, principalmente um com a contribuição do Senhora, porém, ele o culpa pelo que o Senhora teria feito a Glaura, teria a ''envenenado'', porém, ele diz da boca pra fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário