sábado, 27 de setembro de 2014

Capítulo 7: José Luiz (O preço, a quitação, a posse, o resgate)

Quando Dona Glaura está lendo o Senhora para Crica, ela imediatamente a interrompe quando percebe que Aurélia (personagem do Senhora) estava querendo pagar um homem para se casar com ela, dizendo ser um absurdo a idéia de comprar um "amor", falso. Esse homem era Fernando Seixas.

Dona Glaura, contendo o sorriso por ver que a Neta cedeu, e se mostrou interessada na leitura do livro, disse à neta que ela subestimava o quanto Aurélia era madura, e que acordos desse tipo eram comuns na época, se oferecia um dote para ter um marido ou esposa. Dona Glaura tenta convencer Crica que as coisas na época não eram como hoje, as mulheres não eram independentes e não trabalham, estudavam, suas vidas tinham como objetivo se casar e servir a um homem, mesmo que seja necessário, muitas vezes, um dote de uma das partes pra isso.

A essa altura, avó e neta já estavam na casa do sítio, quando Maurício chega e, como era comum, discute brevemente com Crica. Dona Glaura entra na casa para lavar o rosto e Crica, sem perceber, acaba terminando a discussão com Maurício quando toca no assunto do Senhora. Quando Dona Glaura volta a mesa para se juntar com seu amigo e sua neta, acabam tocando num assunto do passado, um assunto no qual Maurício tem raiva e medo, o próprio Senhora. Quando tocam no assunto, Maurício se levanta e vai embora. Crica, já sem entender nada, questiona a Avó, e ela diz que ele sempre faz isso quando fala do Senhora, mas ela nega à neta a explicação disso, e volta a ler o Senhora, Crica fica irritada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário