segunda-feira, 29 de setembro de 2014

23º e Último Capítulo: José Luiz (O cemitério ao nascer do Sol)

Crica não conseguira pregar os olhos durante toda a noite, desde que lera a carta de Juninho. Quando o sol começou a surgir, ela pulou da cama e pela primeira vez foi ao cemitério não ao pôr do sol, mas quando este nascia. A avó, que tomava a primeira xícara de café do dia e xingava mentalmente o seu médico por tê-la convencido a parar de fumar, a seis anos antes, ouviu o bater da porta e logo percebeu que a neta tinha rumo certo ao cemitério.

Glaura foi ao encontro da neta após largar a xícara em qualquer canto da cozinha, indecisa se deveria realmente fazer companhia à neta, mas ela sabe que vai. Lá, Crica desabafa, sentada na mais alta borda do cemitério, diz que Juninho não disse nada que ela já não esperava ler na carta, ela leu e releu todas as linhas da carta diversas vezes, mas não encontrou nem uma surpresa nessas linhas. Ela diz que não sente raiva de Juninho, mas que ele sumiu de seu coração, "sumiu", palavra perfeitamente escolhida por Glaura, ao ver que a neta não conseguia expressar esse sentimento. Crica não sente vontade de nem beijar, nem socar mais (como no início) Juninho, ele sumiu dela.

Glaura pergunta se Crica irá escrever de volta, Crica responde se precisa mesmo fazer isso agora. Glaura diz que não, mas que agora, Crica deveria cumprir uma tradição de família: assinar a folha de rosto do Senhora, juntamente com a data que terminou de ler o livro, como fizeram as outras mulheres da família que leram o livro.  Crica se anima, e o faz de prontidão, e ainda coloca seu apelido entre parênteses, dizendo que era para sua neta ter uma idéia de como ela era.

Chegamos ao fim do livro, Glaura diz à Crica que ela encontrará o amor de novo, e desta vez poderá ser o amor de sua vida, quando ela menos esperar. Crica brinca, dizendo:

- "Profecia de vovó Glaura, a feiticeira Martiniano!"

Elas atravessaram a ponte sobre o rio de águas que não deixavam enxergar o fundo, tomando o rumo para casa, prontas para escolher, com a ajuda de Maurício, outro livro para Crica ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário