segunda-feira, 29 de setembro de 2014

20º Capítulo: José Luiz (A proposta)

À noite, talvez no mesmo dia, Maurício chega e vê Dona Glaura já na varanda, mal trocam cumprimentos e, Dona Glaura séria, diz que possui uma proposta seríssima para o amigo Maurício. Ele, atônito, senta-se na cadeira de costume e diz: "Vamos ouvi-la então".

Dona Glaura então diz que ela queria ser enterrada ao lado de Jonas, Maurício concorda, e diz que já imaginava isso. Então Dona Glaura pergunta para Maurício se ele queria ser enterrado lá também, Glaura de um lado, Jonas no meio e Maurício do outro. Maurício, boquiaberto, e franzo, mal podia acreditar que Glaura existia no mesmo mundo que ele após ter dito coisa de tal sentido. Maurício exige tempo de Dona Glaura, que já parece esperar por tal fala, ela se senta, cruza as mãos, no verdadeiro estilo que Maurício conhecia, ele sabia que ela esperaria o tempo que fosse necessário para uma resposta, desde que ele não se levantasse e fosse embora.

Maurício concorda, fazendo-se parecer contrariado, e pede um café a Glaura, quando ela sai, ele dá um sorriso malicioso, quando se lembra que Crica estava no quarto lendo justamente a parte em que Seixas vira o jogo de Aurélia, ao ter uma grande soma de dinheiro a receber por um antigo negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário