domingo, 28 de setembro de 2014

16º Capítulo: José Luiz (Lua crescente)

Três dias e duas noites depois, Crica aparece na varanda, interrompendo a conversa que Dona Glaura e Maurício estavam tendo. Cheia de olheiras, e agindo como se não tivesse visto os dois ali, Crica se senta, encolhida, na cadeira de palha. Dona Glaura se retirou após ter seu omelete rejeitado pela neta, que nem pela incapacidade culinária que era quase tradição entre as mulheres da família, viu justificativa. Maurício pensava em bater em retirada, ao se ver sozinho com Crica, pensava que Glaura retornaria e quebraria o maldito silêncio do recinto, foi quando Crica perguntou a Maurício o que Seixas aprontaria com Aurélia, agora que havia recebido o cheque.

Maurício diz que Seixas percebeu o que havia vendido a Aurélia, e que ela sabia do dote envolvido no casamento o tempo todo, então rejeitou todas as mordomias que a esposa oferecera a ele. Crica acha que Seixas está armando alguma coisa. Continuam a leitura de Senhora:

Seixas escolhe continuar a trabalhar, mesmo estando rico, ou quase milionário. Crica diz que ele só pode estar aprontando alguma, ou por quê faria isso? Maurício tenta mostrar a Crica que Aurélia pode não ser tão inocente assim, ela humilhou Seixas, o comprou sem ele nem desconfiar. Maurício diz que a idolatrada de Crica (a Aurélia), pode não ser quem ela pensa, e talvez ela continue apaixonada pelo Seixas, mesmo que não queira. Crica diz que isso é impossível, mas Maurício parece confiante disso. Crica diz que Seixas vai se matar no fim, e que seria bem feito. Maurício continua a tentar convencer Crica de que Maurício foi um crápula com Aurélia, mas que agora está tentando mudar, pode estar tentando até mesmo re-conquistar Aurélia de forma diferente, de forma honesta. Crica então se irrita, quando Maurício diz a ela que ela pode estar errada, e a desafia a terminar o livro, correr o risco de estar errada, ela sai da varanda e volta para dentro da casa, em passos firmes. Glaura então se rasteja de volta para a varanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário